BIOGRAFIA DO PROFESSOR NAGIB RASLAN
Das personagens depende da trama do romance, dos atores, o desenrolar da peça teatral, dos professores, a dinâmica do processo educacional. Por isso, necessário se faz que salientemos a contribuição do PROFESSOR NAGIB RASLAN por ter feito parte da vida escolar e ter formado mentalidades e modificado comportamentos.
Nascido no Líbano, em Rasmed, aos 22 de março de 1912. Perdeu o pai no ano em que nasceu, em uma tempestade de neve em dezembro de 1912. A mãe, numa consequência de morte de um irmão, José Mastub, no ano de 1916. O avô mandou buscá-lo e passando a cuidá-lo durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1918, após o armistício, uma família inglesa muito amiga dos seus pais, insistiu muito com seu avô para que ele fosse morar com eles. Ofereceram-lhe moradia, possibilitando o domínio da língua inglesa. Casou-se com a professora Latife Selman Raslan, cuja união gerou quatro filhos: Omar Raslan Leila Raslan, Almir Nadin Raslan e Sônia Samia Petengil.
Em 1916, na sua terra natal, terminou o curso secundário no Colégio FRIENDS HIGH SCHOOL. Falava bem o inglês, portanto foi fazer o curso universitário com o dinheiro que ele tinha economizado vendendo sua propriedade e sua casa para a própria família que o criou. Na universidade fez uma obra chamada Fundação Universidade Americana de Beirute, fundada em 1826. Especializou-se em História e Literatura Inglesa.
Ao terminar seu curso, em 1931, conseguiu uma colocação na Companhia Shell, em Damasco (capital da Síria), e outra de professor de Geometria e Inglês num Liceu Americano. No ano de 1932, voltou a sua terra natal, e no mesmo colégio onde estudou, chefiou por 4 anos os Departamentos de História e Inglês. Em outubro de 1937, firmou contrato com o Departamento de Compras e Abastecimentos para oito grupos de engenheiros e pesquisadores do deserto da região do histórico Rio Eufrates.
Chamado para entrar no Brasil, em fevereiro de 1938 pedia rescisão de contrato, quando foi dispensado de uma pesada multa pelos relevantes serviços prestados àquela companhia.
Em 5 de abril de 1938, adentrou no Brasil, tinha 26 anos. Viajou de navio durante 25 dias desembarcando no Porto de Santos e, posteriormente, chegou em Mato Grosso , na cidade de Campo Grande, porém foi trabalhar em Dourados com seu irmão, mas como o clima não serviu, voltou para Campo Grande.
Registrou seu casamento no dia de viagem do Líbano para o Brasil, para facilitar a entrada da sua esposa no Brasil. Ao chegar sua esposa, fez o registro também no Brasil no Cartório Santos Pereira.
Começou a trabalhar com os parentes na Casa dos Mil Artigos na Rua 14 de Julho. Em seguida entrou no Dom Bosco, como Professor de Inglês em 1941 no Ginásio Municipal Dom Bosco. Quando o Ginásio Dom Bosco criou o curso científico o PROFESSOR NAGIB RASLAN deu uma aula inaugural no curso. Deu aula também no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, trabalhou no Dom Bosco por 4 anos e no colégio Auxiliadora por 6 anos.
De 1944 a 1945 foi examinador credenciado pela Escola Técnica de Aperfeiçoamento do Departamento de Correios e Telégrafos. Participou dos exames de Suficiência do MEC, na Banca de Inglês. Foi examinador Oficial de CADES, nomeado pela Universidade Goiás. Durante muitos anos, foi credenciado para exames de jovens bolsistas, para ingressarem em escolas dos Estados Unidos, Foi fundador-proprietário do Ginásio São José e fundador-realizador do Clube Libanês.
Em 1948, começou a trabalhar no Colégio Oswaldo Cruz que era a maior escola da cidade, no curso científico e contador. Inclusive sua esposa Latife, lecionou Francês e Inglês. Foi também diretor do Colégio.
Teve uma participação ativa na área educacional, lecionando em vários estabelecimentos de Campo Grande: Ginásio Dom Bosco, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, diretor no Colégio Oswaldo Cruz. Fundador e diretor do primeiro curso de Madureza, que naquele tempo funcionava no Ateneu Rui Barbosa. Professor de Inglês, no Instituto de Ciências Biológicas da UEMT (Universidade Estadual do Mato Grosso), na sua formação, até 1972. Exerceu o cargo de professor titular da cadeira de inglês, na FUCMAT (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso) atual UCDB.
Em 1976, o PROFESSOR NAGIB RASLAN se aposentou e como lecionava também no colégio estadual a tarde foi aposentado pelo Mato Grosso. Trabalhou 35 anos para se aposentar.
Morou por 21 anos na Avenida Madri, 825 – Vila Alba. Por conta da idade avançada mudou-se para perto do seu filho mais velho Omar Raslan.
Sua metodologia era de estilo europeu, totalmente diferente da dos outros professores. Conversar com ele, era retornar a um passado de inocência em que alunos e professores confraternizavam em um mesmo plano, como amigos, sem diferenças de idade ou posição social.
Outras atividades
Fundador e realizador do Clube Libanês, servindo àquele Clube durante 15 anos.
Fundador da Associação Campo-grandense de Professores, cedendo uma sala do Clube Libanês para reuniões. Em 1965 foi delegado, por Mato Grosso, no IV Congresso Continental de Libaneses e enviado especial à União Libanesa Mundial no Brasil.
Fundador do Colégio Rio Branco e do SMECO (Companhia Nacional de Educação e Cultura de Mato Grosso).
Exerceu o cargo de tradutor, no Fórum de Campo Grande desde 1942. É autor de vários trabalhos especializados como:
· História do Ensino no Oriente Médio no Século XIX, em inglês;
· Fundação da Universidade Americana de Beirute (capital libanesa), obra aprovada como tese pelo Departamento de História da Universidade Americana de Beirute, em maio de 1930;
· Kublatan – duas obras em árabe-romano social, com colaboração com o Professor M. A. Rumani em 1932;
· Tradução de artigos, para a língua inglesa, na revista The Nation (1932-1936).
Integrando no magistério brasileiro, o PROFESSOR NAGIB RASLAN participou de cerca de 15 cursos de aperfeiçoamento no magistério, além de seminários.
Foi paraninfo de uma turma no Colégio Dom Bosco, e estava sendo homenageado pela turma. Nessa época o Senhor Levi Dias era Prefeito de Campo Grande e estava na festa de formatura. Achou por bem que o PROFESSOR NAGIB RASLAN, como havia feito muita coisa por Campo Grande, ele resolveu homenageá-lo colocando como patrono da ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR NAGIB RASLAN.
Homem íntegro, dedicado inteiramente ao magistério, por onde passou colher amizades entre alunos e colegas. Em sua via profissional sempre pautou pela decência, e excelente esposo e pai, sabendo conciliar com maestria a vida do lar com a do magistério.
Há inúmeros alunos, muitos em postos elevados na vida pública e particular, que ainda hoje, com certeza, se orgulham do majestoso MESTRE NAGIB.
Recebeu o título de cidadão Campo-grandense em 12 de outubro de 1976.
Faleceu no dia 23 de novembro de 2000, aos 88 anos.
Fonte: Acervo da BIBLIOTECA PROFESSOR NAGIB RASLAN; tutorbrasil.com.br; achetudoeregiao.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário